domingo, 17 de janeiro de 2010

Intercessão: O que é este Ministério?

“O intercessor não é aquele que somente faz à Deus uma oração de pedidos. Não. Ele conhece o coração de Deus. E porque o ama e sabe que é amado por Ele, nesse amor, ele atinge o coração de Deus, através da intercessão que se torna um humilde diálogo de amor.”


O Ministério de Intercessão é um ministério que o Senhor dá a algumas pessoas a fim de que estas possam ser intercessoras pelas causas do Reino de Deus.


A palavra INTERCESSÃO em si, quer dizer: a ação de “colocar-se entre”. O intercessor é aquele que se engaja numa batalha espiritual em favor das necessidades de alguém, de algum grupo, família, país, paróquia, etc. Porém, Deus foi revelando por meio dos profetas que enviaria um Intercessor maior e único que seria o Salvador de toda a humanidade definitivamente: Jesus Cristo, que intercedeu por nós com a vida para que nós vencêssemos a morte!

Na Renovação Carismática Católica pela vivência do Batismo no Espírito Santo (sua identidade), Deus suscita ainda o carisma da Intercessão, ou seja, pessoas que se identificam mais intensamente com as dificuldades e problemas da Igreja e da humanidade, e procuram ao exercer o ministério de intercessão, estar sempre orando em equipe por essas tristes realidades, conseqüências do pecado!

O Ministério de intercessão é dividido em 2 partes: Secretaria Moisés (que cuida da intercessão em si), e Secretaria Rafael (que cuida da parte de Cura e Libertação).
Essas duas secretarias são muito importantes na Igreja, principalmente nos Grupos de Orações e Ministérios Jovens pois, a intercessão é uma vontade de Deus: “Busquei entre eles um homem capaz de construir um muro e capaz de pôr-se na brecha em prol da nação, para que eu não a destruísse, mas não o encontrei”. (Ez 22,30)

Em toda a história da salvação Deus sempre suscitou intercessores (aqueles que permanecem na brecha) para que se colocassem entre o povo pecador e (Lv 19,21-22 e Ez 22,30) e a Santidade de Deus (Lv 19,2).
Deus sempre buscava intercessores que interviessem pelos erros cometidos pelo povo que se desviavam dele, pela idolatria, impiedade, iniqüidade (Is 59,16-17;62,6-7, Ez 22,30, Jr 37,3, I Sm 12,22-23).

Deus quer, pelo Ministério de Intercessão, pessoas dispostas a se doarem pelo irmão e pela Igreja. Pessoas que possam ajudar os irmãos que passam por problemas, dificuldades, por meio da oração e do amor ao próximo, pedindo sempre a Jesus, que é o único que pode nos atender: é por Jesus, só por Jesus, que o Pai atende aos intercessores. É Jesus quem fica diante do Pai a interceder por nossos pecados. A Ele, nada o Pai pode negar, pois, Ele todo já se deu ao Pai, para o resgate da humanidade.
É por isso que o pedido do intercessor deve ser feito ao Pai em nome de Jesus, como nos manda a Sagrada Escritura em Jo 14,13; Jo 15,7; Jo 16,23-28.

Por enquanto é só. Qualquer dúvida postem um comentário que responderemos!!
Não pretendia me alongar muito, mas o assunto é bem extenso e tentei resumí-lo ao máximo, perdoem-me.. !
Espero que tenho esclarecido a respeito e, quem se interessar em "estar na brecha" pelo irmão e pela Igreja, estamos formando um Ministério de Intercessão dentro do Ministério Jovem; quem se sentir tocado é só falar conosco da equipe.

Fiquem com Deus e a intercessão de Maria!

2 comentários:

  1. Oi! Gostei muito do blog da equipe de jovens da tua igreja Carol especialmente do teu post sobre Intercessão. Porque o ministério de intercessão é o ministério que todos nós fomos chamados, como você citou "é um humilde diálogo de amor", a intercessão deve fazer parte do nosso viver diário, não como obrigação mas como alimento, porque a oração ela vai aumentando nossa intimidade com Deus.
    " Antes de tudo, pois, exorto que use a prática de súplicas, orações, intercessões, ações de graças, em favor de todos os homens... para que vivamos vida tranquila e mansa, com toda piedade e respeito. Isto é bom e aceitável diante de Deus, nosso Salvador.." 1Tm 2:1-3

    Parabéns =)
    beijos! ^-^
    Sâmara

    ResponderExcluir