quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Meditando na Leitura..

“Pois não é contra homens de carne e sangue que temos de lutar, mas contra os principados e potestades, contra os príncipes deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal (espalhadas) nos ares.” (Ef 6, 12)

**Agora, para entendermos melhor a leitura, vejamos:

- OS ANJOS E SUAS FUNÇÕES:

SERAFINS – têm como função estimular nossa entrega ao louvor a Deus, nos abrasar neste Amor e nos estimular no serviço a Deus, isto significa que quando estamos no louvor a Deus eles participam cantando louvores, entoando conosco seus cantos. É o coro que entoa um cântico de “Santo, Santo, Santo, Senhor dos exércitos” (Is 6,14);

QUERUBINS – são os defensores que nos ajudam nas tentações contra a fé, pureza e os escrúpulos;

TRONOS – são os que ajudam e iluminam os governantes, bispos, responsáveis por comunidades religiosas, juízes, autoridades civis;

DOMINAÇÕES – ajudam nos esclarecimentos, na compreensão, também pelos que se empenham a difundir o Reino de Deus;

VIRTUDES – ajudam a melhorar nossa vida espiritual, dando-nos coragem e força para que possamos cumprir as resoluções; estimulam as pessoas a se deixarem banhar pelo Espírito Santo;

PRINCIPADOS – defendem e protegem os países, cidades, Igrejas, as casas, para que os filhos de Deus reinem sobre todas as coisas, como filhos de um Reino de graça.

POTESTADES – ajudam a remover os obstáculos que possam impedir a execução dos desígnios de Deus, desfazem as armadilhas e ciladas do inimigo; ajudam as pessoas a se santificarem;

ARCANJOS – são três os nomes que nos foram revelados:

Arcanjo Miguel: combate por nós contra o príncipe do inferno desfazendo toda mentira e ilusão;
Arcanjo Gabriel: traz a boa notícia, apresenta a Deus nossos pedidos;
Arcanjo Rafael: nos defende das potências do mal, das doenças e nos acompanha nas viagens;

ANJOS DA GUARDA – Nos protegem e são encarregados de nos guardar e nos levar a salvação.



- Posto isto, vamos entender melhor a função dos anjos citados na leitura do livro de Efésios:
Os anjos chamados de Principados exercem sua missão específica dentro de um limite territorial, geográfico.
“Os Principados personificam a força e têm por ofício o governo dos reinos e dos povos”. São como custódios das comunidades. A eles estão sujeitos todos os espíritos de inferior categoria e todos lhe obedecem no tocante a seu ministério. São como que os generais do exército do Rei do Universo, que defendem e protegem as nações. Cada reino, cada nação, cada igreja, cada localidade e cada povo têm um vigilante guarda, um Principado que lhe serve de proteção, amparo e defesa.
“Os espíritos celestes (anjos) denominados Potestades removem todos os obstáculos que podem impedir a execução dos desígnios de Deus”
“ Para proteger os homens contra as insídias diabólicas (induzir os homens a pecar), Deus designou as Potestades… Auxiliam de modo especial aos sacerdotes, inspirando-os para que se santifiquem e exerçam bem seu ministério.”

Agora vamos ler novamente a exortação de São Paulo na carta aos Efésios (Ef 6, 12):

“Pois não é contra homens de carne e sangue que temos de lutar, mas contra os principados e potestades, contra os príncipes deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal (espalhadas) nos ares.”


Na leitura, São Paulo não fala dos Principados e das Potestades citadas acima, não; ele fala de anjos decaídos, ou seja, anjos que eram bons e se tornaram maus. Vocês sabem que houve uma batalha no céu e Lúcifer - anjo de luz – foi precipitado ao inferno e junto com ele outros anjos tbm..
Então, os anjos continuaram sendo Querubins, Serafins, Tronos, Dominações... , porém, passaram a atuar de modo contrário ao propósito de Deus para eles. É por isso que São Paulo nos exorta quanto a esses anjos na leitura, que são anjos decaídos!


..+ Por hoje chega; depois vamos continuar falando sobre isso.. veremos de que forma os anjos decaídos agora atuam e também + um trecho do livro de Efésios que é muito importante para nossa vida espiritual, como INTERCESSORES que somos para o Reino de Deus.

Deus abençoe, até logo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário